Não, as dúvidas não são em relação ao futebol corintiano, superior ao longo do jogo ao apresentado pelo Grêmio nessa vitória de 2 a 0 (gols de Émerson “Sheik” e Paulo André), no Pacaembu. Uma vitória importante, que faz o Corinthians saltar para a oitava colocação no Campeonato Brasileiro e deixar de ter o pior ataque da competição, passando esse bastão para o Náutico, com sete gols contra oito dos corintianos.
As dúvidas são a seguintes:
1- A arbitragem deveria ter anulado o gol de Émerson, que a imagem congelada da tevê mostrou estar um pouquinho avançado em relação ao último gremista no momento do arremate? Não vou brigar com a imagem e nem com a tecnologia, mas penso ser impossível a olho nu detectar esse tipo de impedimento, assim tão milimétrico. Enquanto o olhar eletrônico não estiver a serviço do futebol, muitos e muitos lances como esse deverão ocorrer e sem que a culpa recaia sobre a arbitragem, composta por seres humanos.
Assim, segue o jogo.
2- O segundo gol do Corinthians deveria ser atribuído a Pato? Para começar, segundo as informações de um repórter de tevê, o gol até fora dado a ele, num primeiro momento: depois, no vestiário, teria sido corrigida a atitude, ficando com o zagueiro Paulo André a autoria do gol.
E pelo que vi, principalmente pela câmera postada atrás do gol, depois da cabeçada de Paulo André- e que desviou em um jogador do Grêmio, Alexandre Pato só alcançou a bola para conferir, depois de ultrapassada a linha fatal. E então, a arbitragem acertou.
O diabo é que Pato, após esse lance, perdeu gol fácil, cara a cara com Dida. Talvez seja pelo desperdício de chances claras que Pato continua sendo reserva do Corinthians, coisa que, parece, está começando a incomodar o atacante: “Se me puserem para jogar mais tempo ,eu aceito”- disse ele, após o jogo, sem contestar o técnico Tite e sem criar problemas e com aquela resignação que às vezes surpreende para quem antes estava cotado até para disputar a Copa do Mundo.
DESTAQUES DA RODADA
1- A estreia Luxemburgo no Fluminense foi marcada pelo desempenho do goleador Fred, na vitória contra o Cruzeiro, por 1 a 0, no Maracanã: depois de desperdiçar um pênalti, em belíssima intervenção do goleiro Fábio, Fred não desistiu e, de cabeça, já no segundo tempo. Fez o gol que decretou a vitória do Flu. É a importância de se ter um centroavante.
2- O Coritiba do craque Alex, o líder invicto do Campeonato Brasileiro, travou um duelo sensacional com a Ponte Preta, vencendo por 5 a 3, em jogo cheio de alternativas e viradas. Um dos melhores deste Campeonato.
3- E o Flamengo? Voltou para a zona do rebaixamento- ao lado de São Paulo,Portuguesa e Náutico-, após levar uma surra de 3 a 0 do agora vice-líder Bahia. O técnico flamenguista, Mano Menezes, admitiu que a equipe não foi bem, calculou que o sofrimento deve durar mais um tempo e reclamou do segundo gol baiano- que classificou de irregular.
Comentários