Concordo que nossa safra atual de jogadores não é das melhores e, que pelo fato de não disputarmos as Eliminatórias da Copa do Mundo, essa falta de mais competitividade tenha deixado todos um tanto quanto acomodados! Mesmo assim, essa equipe do Mano Menezes nunca empolgou e muito menos convenceu! Futebol feio, burocrático, sem graça, enfim, coisas que só serviram para aumentar ainda mais a frieza e o distanciamento do torcedor para com a sua Seleção! Também é verdade que nenhum treinador jamais agradará a todos, Telê Santana, por exemplo, foi bastante criticado antes de se tornar uma referência, no entanto, algumas convocações do Mano eram difíceis de entender, hein? Em pouco mais de dois anos sob o seu comando, sofremos contra as equipes mais tradicionais, tivemos uma participação pífia na última Copa América e fomos muito bem quando enfrentamos Gabão, Egito, Irã, entre outras coisas do gênero em amistosos absolutamente desinteressantes!
Bem, mas a pergunta agora é: quem será o treinador da Seleção na Copa de 2014? Nas pesquisas, o preferido é Pep Guardiola, o homem que comandou o melhor time que vi jogar na vida: o Barcelona das últimas três temporadas! Com certeza, se isso acontecer será um choque no futebol brasileiro e, por mais que eu adore essa ideia, tenho lá minhas dúvidas se daria certo. Seleção Brasileira treina muito pouco!
A Seleção treina muito pouco e isso já seria um grande problema, afinal, Guardiola precisaria de tempo para se adaptar ao futebol brasileiro, conhecer melhor os jogadores e assim colocar em prática sua metodologia de trabalho e seu estilo de jogo! Porém, a cerca de 18 meses da Copa e sem o dia a dia e a vivência de um clube, isso seria algo praticamente impossível. Além é claro, de três detalhes importantíssimos: as ausências de Xavi, Iniesta e Messi…
Agora, se a CBF for escolher seu novo treinador baseado em títulos conquistados nesses últimos anos, não há outro nome a não ser o do Muricy Ramalho, que com exceção da sua passagem pelo Palmeiras, foi vitorioso em todos os clubes que passou! Em números, foram 12 títulos em dez anos!
Felipão tem no seu currículo a conquista do penta, porém, de lá para cá pouco fez. Foi vice da Eurocopa comandando a seleção portuguesa, onde acabou por perder a final para a Grécia em casa. Fora isso, levou o Palmeiras a conquistar a Copa do Brasil desse ano e também contribuiu com o rebaixamento do time para a Série B!
Abel Braga é o atual campeão brasileiro! No Inter ganhou uma Libertadores e um Mundial de clubes. É carismático, simples e tem um perfil que agrada.
Tite, de contestado a herói. Chegou ao Corinthians sem holofotes e entrou para a história ao vencer uma inédita Libertadores e o Brasileirão do ano passado. Sabe ouvir e divide responsabilidades, coisas que agradam a muitos dirigentes.
Por fim, correndo por fora e longe de estar no topo das pesquisas, um nome que não pode ficar de fora dessa lista: Vanderlei Luxemburgo.
E aí, vocês votam em quem?
Comentários