Vasco e Santos são favoritos esta noite, mas cuidado com o clima do “já ganhou”. Em São Januário começaram as vendas da faixa de campeão. Aqui, os santistas têm certeza da “terceira estrela”. Os fanáticos doentes já comparam o time até com Barcelona. Claro que isso é coisa de torcedor, mas é preciso blindar o ufanismo. Isso só atrapalha. Muricy joga longe da torcida. Ricardo terá de administrar a euforia em casa.
É preciso ser realista, jogar com respeito e seriedade.
O Santos pode ser campeão da América, mas não com o “Santástico”. Aquele time do Dorival Junior que encantou pela forma ofensiva de jogar não existe mais. Robinho, André, Wesley e Marquinhos não estão mais no clube. Ganso não está jogando.
Hoje, o Peixe é Muricy & Neymar. O time é pragmático, destaca-se pela força defensiva que consagrou o técnico, com o craque decidindo lá na frente. Se Neymar jogasse no Once Caldas ou no América o Santos não estaria na semifinal. Muricy & Neymar estão fazendo a diferença. O resto do time é igual aos outros.
Em compensação o time do Muricy é mais seguro que o time do Dorival.
O time do Dorival jogava mais bonito e mais ofensivo, mas perdia mais. Isso não é bom na Libertadores. Muricy joga na defesa, explorando o contra-ataque. Individualmente o elenco do Dorival era melhor, mas perdeu para Grêmio, Atlético MG, Vitória e Santo André. Se fosse Liberadores, seria irrecuperável. Gosto do futebol seguro, que corre menos risco. Gosto do estilo Muricy, Dunga e Mano. Os três conquistaram títulos com fortes defesas e contra-ataques rápidos e perigosos.
O Santos tem tudo para fazer a final, na minha opinião contra o Vélez.
Vasco
O ufanismo é característica do torcedor. Até os fãs do Coritiba compararam seu time com o Barça. Isso porque estava invicto no Paranaense e contra a babaiada nas primeiras rodadas da Copa do Brasil. Perdeu a invencibilidade para o Palmeiras, ficou três partidas sem vencer, classificou no bico do corvo contra o Ceará e o pessoal mudou o tom, baixou a bola e caiu na real. Normal, não tem bicho papão no futebol brasileiro. Bicho papão só na Europa. Chama-se Barcelona.
O Coritiba vai decidir em casa. Será que é uma vantagem? Vamos aguardar.
O Vasco está invicto há 19 partidas. Mas, invencibilidade não decide nada. Basta uma derrota, ou até dois empates e adeus título. Depois da chegada de Ricardo Gomes, o Vasco está disputando seu segundo título. Perdeu para o Flamengo nos pênaltis. Gomes dirigiu o São Paulo em três campeonatos e disputou os três títulos. Ganhar ou perder faz parte do jogo. O importante é disputar títulos e estar em evidência. Santos, Vasco e Coritiba estão na vitrine. Aproveite, enquanto os outros torcedores ficam secando.
Comentários