Pular para o conteúdo principal

Ouça a 100.3 FM

Cada partida tem um peso

O longo brasileirão está apenas começando. Vem muita coisa por aí. A esta altura os técnicos estão planejando suas campanhas. Para isso é preciso entender que os jogos são diferentes entre si. Criei uma classificação dos jogos que usarei ao longo da competição em meus comentários para guiar a importância de cada um deles ao longo das rodadas.
A perspectiva é a partir dos clubes cariocas e o nível de dificuldade de cada um dos adversários. São três tipos de jogos: os que você precisa ganhar, os que você pode empatar, mas pode vencer e aqueles em que o empate é uma verdadeira vitória. Usei como base para esta classificação a produtividade das equipes nos últimos anos e a tradição de cada uma delas – com todo respeito aos clubes envolvidos.
VENCER É OBRIGAÇÃO
Jogos em que os pontos perdidos são considerados “irrecuperáveis” pois seus adversários vão vencer. Contra os considerados “pequenos” (Avaí, Figueirense, América-MG, Bahia, Atlético-GO e Ceará ) dentro e fora de casa, e contra os “médios” (Atlético-PR e Coritiba) aqui no Rio de Janeiro. Fazendo este “dever de casa” o time chega a 42 pontos e praticamente se livra do rebaixamento.
Com esta pontuação no ano passado, o Atlético-GO ficou na primeira divisão, mas o Vitória caiu. É a base para quem quer fazer uma boa campanha.
EMPATE É ACEITÁVEL, MAS DÁ PRA GANHAR
Há jogos que você pode ganhar, mas se empatar não é o “fim do mundo”. É o seu rendimento nestas partidas que faz a diferença entre uma campanha apenas regular e a disputa da Libertadores ou até do título.
Nesta faixa estão os clássicos regionais (6), os jogos fora contra os médios e em casa contra os grandes da competição (São Paulo, Corinthians, Palmeiras, Santos, Internacional, Grêmio, Cruzeiro e Atlético-MG).
Empatando estes dezesseis jogos (se ganhar os “obrigatórios”) seu time chega aos 58 pontos que ano passado levaram o Internacional ao sétimo lugar, a cinco da zona da Libertadores.
Ganhando metade destes jogos e empatando a outra, você chega a 74 pontos e passa em três o campeão de 2010, Fluminense. Ganhar mais de metade destes jogos é certeza de uma excelente campanha.
EMPATE É VITÓRIA
São os jogos contra as potências de outros estados no estádio deles (São Paulo, Corinthians, Palmeiras, Santos, Internacional, Grêmio, Cruzeiro e Atlético-MG). Vinte e quatro pontos que qualquer um vai perder. Ganhar qualquer
coisa aqui te deixa no “lucro” e pode ajudar uma campanha
mediana a chegar ao topo. Jogos que teoricamente não fazem a diferença se você cumprir seu papel nos demais.
Claro que uma equipe “grande” pode fazer uma campanha de “pequena” e vice-versa. Aconteceu ano passado com o Atlético-MG. Isso só o transcorrer da competição vai mostrar. Há vários outros fatores que devem ser levados em consideração e que podem fazer estes jogos mudarem de classificação, como a escalação de equipes reservas e uma eventual crise da sua equipe ou da adversária. Por isso repito: esta é uma pré-avaliação para que possamos entender o que cada jogo representa na longa caminhada até dezembro. Vamos descobrir juntos, a cada semana que importância cada jogo terá

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hyuri salvador, Grêmio peleador e Lusa no elevador

Aos 16 minutos, no Maracanã ( 19.843 pagantes), Seedorf, em impedimento, driblou Cássio,aparentemente sofreu pênalti, ficou em pé porque não é brasileiro, e chutou para fazer 1 a 0, o que só não aconetceu porque Paulo André, na linha fatal, salvou. Até ali o jogo era muito amarrado, coisa que o lance desamarrou para, em seguida, o Botafogo ter mais duas chances claras de gol, com Gil salvando a pátria corintiana. Seedorf furou um voleio que seria um golaço que acabou bizarro. Com 25 minutos, o 0 a 0 era um milagre corintiano. Mas na altura do 30o. minuto, até o 32o., enfim, o time paulista ameaçou três vezes. O Botafogo se assustou. Em noite pouco feliz de Seedorf, Edenílson fazia grande apresentação no meio de campo corintiano. Danilo pouco fazia e Emerson seguia uma caricatura de si mesmo. Já o artilheiro Rafael Marques, como garção pela direita, serviu duas bolas que seus parceiros não aproveitaram. O segundo tempo já começou a mil por hora, lá e cá, com chances

CONCEIÇÃO - PB.

ESSA É MINHA CIDADE, CONCEIÇÃO – PB . UMA CIDADE PROMISSORA, BELA E PACATA, RICA EM RECURSOS NATURAIS, É ASSIM MINHA CIDADE! TOTAL LIBERDADE, SEM SEQUESTRO, ASSALTO, NÃO FALTA O LIQUIDO PRECIOSO “ÁGUA”... CIDADE DE GENTE ALEGRE MESMO VIVENDO EM SITUAÇÃO DE DIFICULDADES, MAS SEMPRE COM ESPERANÇA DE DIAS MELHORES. A NATUREZA TÃO GENTIL DEU AOS PARAIBANOS, CONCEIÇÃO PB , TERRA MUITAS VEZES CASTIGADA PELAS SECAS E O SOL CAUSTICANTE DESSE SERTÃO SOFRIDO, MESMO ASSIM CONCEIÇÃO NÃO PERDE SEUS ENCANTOS. É ABENÇOADA POR DEUS, PROVA DISSO É A QUANTIA DE AGUA ARMAZENADA EM SEUS RESERVATÓRIOS, ACREDITAMOS SEMPRE NUM FUTURO MELHOR, CONCEIÇÃO , TERRA DE WILSON BRAGA, ELBA RAMALHO, JOSÉ SIQUEIRA, PINTO, VILDOMAR BATISTA, ASCINDINO LEITE, JAILSON SANTOS... TERRA NOSSA, CONCEIÇÃO DOS SONHOS E ENCANTOS, DE GENTE DE CORAÇÃO NOBRE; CONCEIÇÃO DE EMOÇÃO, CIDADE DO MEU CORAÇÃO. AFINAL, SOMOS CONCEIÇÃOZENSES , NORDESTINOS E ACIMA DE TUDO BRASILEIROS. E NÃO DESISTIMOS JAMAIS... SALMI RAMALHO DE LIMA Conceiç

E o Flamengo continua a mesma…

  A gestão da Patrícia Amorim foi um fiasco! Todas expectativas criadas em cima da ex-nadadora do clube foram todas  literalmente jogadas por água abaixo. Na sequência, a esperança criada em cima dessa nova diretoria formada inclusive, por grandes empresários. Pois é, mas pelo jeito nada mudou, o Flamengo continua a mesma coisa… O time é fraco, a diretoria omissa, ou seja, as más administrações estão apequenando demais um clube da grandeza do Flamengo! E se não tomar cuidado, aquele velho ditado entrará em ação: ”água mole em pedra dura tanto bate até que fura”. Sim, o Mengão há tempos parece querer disputar uma Série B do Brasileirão e não vem conseguindo, porém, esse ano o objetivo tem tudo para ser alcançado, afinal, a combinação é perfeita: time ruim + diretoria fraca+  desorganização+ bastidores agitado = rebaixamento. É claro que ainda tem muito campeonato pela frente, mas as perspectivas não são nada boas e pasmem, o Flamengo nos último