Depois da penúltima rodada, a tendência era Corinthians x 4 Cariocas. Depois da última rodada, a tendência é Corinthians x Vasco. As duas equipes fazem 4 jogos em casa, 3 fora. Os adversários do Corinthians são mais fracos. É só olhar a tabela de classificação.
Cinco adversários do Corinthians lutam contra o rebaixamento: Avaí, América, Ceará, Atlético PR e MG. Claro que existe aquele papo politicamente correto, tipo “jogo é jogo”, “estas equipes jogarão com a alma e o coração”…. Sim, ok, é futebol, mas é sempre melhor enfrentar o Paraguai que a Argentina. Nas duas últimas os adversários são um pouco melhores: Figueirense e Palmeiras.
Curiosamente, o Vasco enfrenta São Paulo, Santos e Palmeiras.
Não sei quem foi o gênio que sugeriu colocar os clássicos nas últimas rodadas para evitar “entregas”. Foi uma decisão para enganar tonto. A CBF tomou uma decisão populista, sem efeito prático. Disse isso no ano passado. Santos e Palmeiras poderiam entregar já para o Vasco. Não disputam nada. A chance do Palmeiras ficar fora da Sul-Americana ou rebaixado é quase zero. Santos rebaixado esquece. O São Paulo ainda luta pela Libertadores, mas estaria lutando agora ou no final. Tanto faz.
Além dos 3 paulistas, o Vasco enfrenta os 3 cariocas. O Avaí em São Januário é o menos complicado.
Sinceramente, se o Timão não for campeão será o maior cavalo paraguaio da história.
Não lembro de outra equipe que tenha liderado durante tantas rodadas e perdido o título. Talvez o Palmeiras do Muricy. Vale uma pesquisa. O Vasco está menos pressionado, já foi campeão, luta por mais um título, se não ganhar não será uma tragédia. Isso é bom, mas em compensação os advesrários são bem mais fortes, disputam Libertadores ou até título como o Botafogo e Flamengo.
O maior adversário do Vasco é a tabela.
Hoje, eu apostaria em Flamengo, Botafogo, Fluminense, São Paulo e Inter pela Libertadores.
Botafogo e Flamengo estão 5 pontos atrás do Vasco. O Fogão também tem a vantagem de 4 jogos em casa, 3 fora. O Mengão joga 3 em casa, 4 fora. Pela minha tabela, feita faltando 13 rodadas, o Flamengo vive um melhor momento. Fez 13 em 18 pontos. O Fogão fez 8 em 18. Os adversários na reta final são do mesmo nível. O Botafogo enfrenta os 3 mineiros desesperados, 2 cariocas e recebe Inter e Figueirense. O Flamengo enfrenta os 2 gaúchos e curiosamente só tem 1 carioca pela frente.
Ué, não seriam clássicos nas últimas rodadas? Corinthians e Flamengo não têm duas rodadas de clássicos?
São Paulo, Fluminense e Internacional estão atrás. Hoje, o Flu está com a vaga da Libertadores, isso se nenhum brasileiro ganhar a Sul-Americana. Aí, vira G-3. Como o limite é de 6 vagas, ficariam: Santos, Vasco, Campeão Brasileiro, Campeão da Sul-Americana e mais dois times classificados pelo Brasileiro. Inter e Flu vivem um momento melhor. O Flu fez 10 em 18 pontos. O Inter fez 11 em 18. O São Paulo fez 4 em 18 disputados. A única vantagem do São Paulo é a tabela, teoricamente menos difícil.
Brasileirão de pontos corridos é muito mais emoção, com muito mais jogos decisivos.
Prepare o coração. Na próxima rodada está repleta de jogos finais.
Comentários